Cultura popular e propaganda eleitoral no Rio Grande do Norte (Brasil): uma análise na perspectiva discursiva e folkcomunicacional

Conteúdo do artigo principal

Maria Érica De Oliveira Lima
John Willian Lopes
Juliana Hermenegildo da Silva

Resumo

Este estudo investiga a estratégia político-eleitoral empregada na campanha para o pleito majoritário do ano de 2014 pelo então candidato a governador do Estado do Rio Grande do Norte (Brasil), Robinson Faria (PSD). Tal estratégia, apodera-se de aspectos simbólicos representativos do cotidiano na cultura popular do Nordeste brasileiro, cristalizando em forma de mensagem popular a mensagem política na propaganda eleitoral, camuflada por aspectos de comicidade e espontaneidade. Delimitamos o corpus a dois programas eleitorais veiculados na TV durante o primeiro turno da eleição e consideramos para a fundamentação as perspectivas teórico-metodológicas da Análise do Discurso de linha francesa (AD) e da Folkcomunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
De Oliveira Lima, M. Érica, Willian Lopes, J., & da Silva, J. H. (2018). Cultura popular e propaganda eleitoral no Rio Grande do Norte (Brasil): uma análise na perspectiva discursiva e folkcomunicacional. De Raíz Diversa. Revista Especializada En Estudios Latinoamericanos, 4(7), 59–75. https://doi.org/10.22201/ppela.24487988e.2017.7.63981

Citas en Dimensions Service

Biografia do Autor

Maria Érica De Oliveira Lima, Universidad Federal do Ceará

Profesora Asociada de Periodismo y del Programa de posgraduación en Comunicación Universidad Federal do Ceará. Doctor en Comunicación Social, umesp, Sao Paulo UFP, Oporto, Portugal como miembro del Programa AlBan. Investigador en el área de Cultura Periodismo y las industrias culturales, la comunicación popular y grupos de medios. Autora de libros, capítulos y artículos. Coordinadora de eventos nacionales e internacionales.

John Willian Lopes, Universidad Federal de Rio Grande do Norte Programa

Maestro en estudios de los medios de Postgrado (PPgEM) por la Universidad Federal de Rio Grande do Norte Programa. Licenciado en Comunicación Social - Publicidad de la misma institución. Integra el Grupo de Investigación en Comunicación y Medios de Comunicación (Pragma / UFRN / CNPq) y Comunicación, Cultura y Medios.

Juliana Hermenegildo da Silva, Universidad Federal de Rio Grande do Norte

Maestra en Estudios de los medios del Postgrado (PPgEM) por la Universidad Federal de Rio Grande do Norte. Licenciada en Comunicación Social – (2009). Experto en Teoría de la Comunicación e Imagen (2012) por la Universidad Federal do Ceará.